quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Vademecum Futbolero

Guía Marca de la Liga 2010
Livro - Apreciação: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
No início de cada época futebolística surgem nas bancas os guias dos campeonatos, apresentando equipas, jogadores e fazendo o ponto da situação com estatísticas. São editadas por jornais ou revistas desportivos. Entre nós, A Bola, Record e O Jogo fazem-no rotineiramente. Por todo o lado onde o futebol tem impacto e recursos é assim. Na Inglaterra, Holanda e Alemanha, por exemplo, não há jornais desportivos, mas há, em contrapartida, revistas dedicadas exclusivamente ao futebol que publicam guias como edições especiais. Contudo, a referência nesta matéria vem de Espanha, mais precisamente do clássico diário desportivo, Marca.
Os Guías Marca de la Liga são, ano após ano, o vademecum, por excelência, do aficionado espanhol mais exigente. O deste ano tem 434 páginas repletas de informação, onde o futebol espanhol está documentado até à exaustão e o mundial devidamente sintetizado. Com efeito, tem a ambição de cobrir o essencial do futebol mundial, propósito em que que só é superado, nomeadamente em registos estatísticos, por publicações como o Almanack of World Football - anuário da FIFA. Nisto, o contraste com o paroquialismo das nossas publicações é chocante. Aliás, em rigor, chocante é a diferença sistemática em quantidade de informação e na forma como é apresentada. O grafismo é não só apelativo como eficaz. A cor, o tipo de letra e outros elementos, devidamente legendados têm significado informativo. Por outro lado, a concepção gráfica aponta claramente para a distinção entre essencial e acessório. O que se nota de forma especial na apresentação do plantel das equipas, onde há trabalho de edição que se distingue do trabalho burocrático de despejar a informação remetida pelas instâncias oficiais.
A Guía Marca de la Liga só não é a perfeição porque, para além de um ou outro erro de detalhe em matéria de futebol fora de Espanha, de resto compreensível, não conseguiu resolver o maior problema que afecta este tipo de publicações: a rápida desactualização da informação sobre a composição de plantéis, tendo em conta a necessidade de sair para as bancas antes do termo do prazo limite de contratações de jogadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.