segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Campeões Primitivos

Preston North End FC - Primeiro Campeão da Liga Inglesa de Futebol (1888-89)
Estávamos em plena era da Rainha Vitória. O Império Britânico era ainda um império, o mais importante império mundial. Para além da Mancha não se fazia a mais remota ideia do que poderia ser o futebol. Contudo, em certas zonas da Escócia e Inglaterra o futebol já era importante. Tanto que, em 1888, esta modalidade, derivação plebeia do rubgy, estabeleceu-se em Inglaterra como espectáculo profissional e organizado em campeonato por poule de duplo confronto (em terreno próprio e alheio). É certo que era ainda um fenómeno social e geograficamente circunscrito. Dizia respeito à classe operária e a três regiões: Lancashire, West Midlands e East Midlands. Todas os clubes que inauguraram o campeonato eram daí. Não havia nenhum de Londres. Basicamente, a Liga permaneceu com esta configuração até à Grande Guerra (1914-18). Nesta fase adquiriu impacto local e tornou-se um espectáculo proletário dos sábados à tarde. Os primeiros jogadores profissionais eram oriundos do operariado e os valores próprios da cultura operária estavam presentes, tanto quanto o público era maioritariamente operário e os clubes originários do associativismo sindicalista, religioso ou recreativo. Contudo, as classes médias foram aderindo progressivamente. Quanto às classes elevadas os seus desportos de equipa continuaram a ser o cricket e o rugby.
Eis a classificação final da 1º edição da Liga (1888-89):
1 - Preston North End FC - 40
2 - Aston Villa FC - 29
3 - Wolverhampton Wanderers FC - 28
4 - Blackburn Rovers FC - 26
5 - Bolton Wanderers FC - 22
6 - West Bromwich Albion FC - 22
7 - Accrington FC - 20
8 - Everton FC - 20
9 - Burnley FC - 17
10 - Derby County FC - 16
11 - Notts County FC - 12
12 - Stoke FC - 12
Preston é uma cidadezinha do Norte do Lancashire, situada nas margens do rio Ribble, a pouco mais de 40 Km de Manchester e Liverpool. Então, como agora, pouco ultrapassaria os 100.000 habitantes. Na altura era industrial e portuária. Os demais clubes eram também quase todos de pequenas e médias cidades periféricas desta área de Liverpool - Manchester, assim como da área de Birmingham. Porém, dessas cidades, propriamente ditas, só havia dois: Everton FC (Liverpool) e Aston Villa FC (Birmingham), sendo de notar, que ambos ostentavam nomes alusivos ao seu bairro, não à cidade. Curiosamente, os 3 últimos classificados são os únicos de fora dessas áreas.
Com excepção do Accrington FC, todos estes clubes fundadores continuam activos em divisões profissionais. Aliás, metade compete na presente Premier League. Everton FC, Aston Villa FC e Wolverhampton Wanderers FC têm um rico historial competitivo. Quanto ao primitivo campeão, Preston North End FC, se é certo que as suas glórias se limitam a este título, ao título da edição seguinte e à conquista de duas Taças (AF Cup), não é menos certo que ao longo da sua longa história tem levado uma existência modesta mas tranquila. Nas últimas épocas tem militado na League Championship, ou seja, no segundo escalão, tendo vindo a terminar em posições da 1ª metade da tabela. Tem, geralmente, assistências médias por época superiores a 10.000 espectadores por jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.