domingo, 6 de setembro de 2009

Um Outro Brasil

Erico Veríssimo - O Tempo e o Vento (1949)

Livro - Apreciação: 8,5 / 10
Em finais dos anos 80 a TV Globo realizou uma excelente série baseada neste romance. É a mais conhecida obra de Erico Veríssimo - uma história que se desenrola ao longo de gerações, desde finais do século XVIII até ao século XX. O tema é a construção da sociedade gaúcha, ilustrada numa localidade do interior montanhoso do estado mais meridional do Brasil, Rio Grande do Sul. Este é um Brasil menos conhecido, diferente do Brasil tropical e colonial. Foi construído numa zona de fronteira, em que os obstáculos eram de natureza humana e não naturais. Tem afinidades com o Uruguai e Argentina e algumas marcantes especificidades. Juntamente com o vizinho estado de Santa Catarina e com o Paraná faz parte da região mais europeia do Brasil. A imigração veio em grande número da Itália e Alemanha. Se exceptuarmos certas zonas do litoral (Canoas, por exemplo), a imigração portuguesa é menor e quase exclusivamente açoriana. Não por acaso foi aqui que surgiu a mais séria tentativa separatista - a Guerra do Farroupilha, na qual participou o italiano Garibaldi, herói do Rissorgimento.
O romance descreve-nos uma sociedade violenta que se forjou a luta individual contra circunstâncias adversas, como as guerras fronteiriças entre o poder colonial espanhol e o poder colonial português. A criação de gado foi o pilar em que assentou esta cultura, conhecida de ambos os lados da fronteira como gaúcha. O cenário e as situações fazem lembrar o Far West. À rudeza dessa forma de vida acresce uma peculiar mestiçagem, onde os índios, preservados em missões jesuítas, tiveram alguma importância. Este romance introduz-nos nesse outro Brasil, que chega até nós por via dos popularizados restaurantes de rodízio. Já agora, chimarrão é o nome de uma bebida genuinamente gaúcha, um dos seus ex-libris identificadores.

1 comentário:

  1. Nunca li "O Tempo e o Vento". De Erico Veríssimo tenho duas obras: "Olhai os lírios do campo" e "Fantoches". Li o primeiro. É um bom romance, que anos e anos mais tarde daria uma telenovela. Embora escrito nos anos 30, não perdeu a actualidade - trata de valores (ou a falta deles).

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.