sábado, 5 de setembro de 2009

Andaluzia: Paisagens Épicas

Manuel Gutiérrez Aragón / Juan Lebrón / Fernando Olmedo: Andalucía es de Cine
DVD - Apreciação: 8,5 / 10
Na senda aberta por A Vista de Pájaro, série da RTVE que nos anos 80 mostrou a Espanha de helicóptero, surgiram séries análogas, mas com maior detalhe, sobre o País Vasco e Navarra, Catalunha e Galiza. Posteriormente surgiu também esta, sobre a Andaluzia, que tem certas particularidades. Com efeito, esta edição, composta por 10 DVDs, apresenta-se como uma enciclopédia audiovisual. São 250 clips com a duração de 1 minuto e meio, dedicados a uma localidade, comarca ou serra. As mais importantes localidades têm dois ou três clips - é o caso de Sevilha, Granada e das demais capitais de província. Esta organização é desconcertante, mas pode ser entendida em função de um possível conceito de inserção televisiva e pelo carácter enciclopédico da edição. Em todo o caso, o facto de os clips serem apresentados por ordem alfabética e não por um critério temático parece-me um defeito. Contudo, o carácter enciclopédico tem, por outo lado, a vantagem de proporcionar informações complementares como base de dados, mapas de localização e fotografias sobre cada lugar objecto do clip.
A série é também original pela locução e textos. A locução é arrebatada. A música é épica (sempre o mesmo extracto da suite orquestral The Planets, de Gustav Holst). Deve-se dizer que locução e música adequam-se aos textos, da autoria do escritor José Caballero Bonald - são textos de prosa quase poética, cheios de adjectivos. Sob o ponto de vista técnico é um documento extraordinário. A qualidade da fotografia e montagem denotam tecnologia avançada e a mestria do realizador, que é um conhecido cineasta espanhol, Manuel Gutiérrez Aragón. Note-se ainda que não há uma utilização exclusiva de meios aéreos, pois há alguns planos terrestres - uma inovação, tendo em conta os precedentes.
Por fim, uma palavra para a Andaluzia, que proprciona a matéria-prima: pueblos blancos alcandorados em serranias ou pontilhando planícies, entre infindáveis campos de oliveiras ou à beira das marismas (lezírias); montanhas escalavradas ou verdejantes; cidades de encanto e história como Sevilha, Cádiz, Córdova e Granada. É uma região de paisagens épicas pela intensidade das cores e contrastes, o que se ajusta à forma como aqui nos é apresentada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.