quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Salsa Clássica


Héctor Lavoe - De Ti Depende (1976)
CD Apreciação: 9,0 / 10
Depois de uma fase inicial em que foi solista da orquestra de Willie Colón, Héctor Lavoe aparece à frente da sua própria orquestra. Esta, em pouco difere da anterior. O que se passou foi que Willie Colón cedeu-lhe a direcção, dedicando-se a outros projectos. Alguns choques pessoais causaram este afastamento, como é mostrado no filme El Cantante. Mas não chegou a ser uma ruptura. Com efeito, Willie assegura-lhe a produção das gravações e a sonoridade continua a ser a mesma. 
Este é o segundo álbum desta fase. A voz de El cantante de los cantantes está na plenitude e o envolvimento orquestral está à altura. Temos salsa da mais clássica, com o atractivo adicional de estar entremeada por boleros, onde a voz acentua o seu lastro melancólico. Mas o tema mais carismático é Periódico de Ayer. É como que a quinta-essência da salsa. Letra e música são do portoriquenho Tite Curet Alonso, o mesmo que compôs o bolero Puro Teatro, celebrizado por La Lupe. Do mesmo modo, trata-se de um tema de amor em plano de despeito canalha. Aliás, a voz de Héctor tem o adequado travo canalha... A orquestração é espectacular, assente em metais e ritmo sobre um fundo grandioso. Daqui se retirou o trecho que foi utilizado para o menu da edição em DVD de El Cantante. De notar, finalmente, que neste álbum estão presentes outros temas assinaláveis, como Felices Horas, Vamos a reír un poco e Hacha y Machete. É um marco na história da salsa.

2 comentários:

  1. As notícias se têm conteudo nunca perdem a actualidade. Podemos é arranjar pretextos para não as ler.
    Nunca deixo de ler um jornal do dia anterior sempre que tal se justifique. Releio-o, até, com mais prazer. Mas isso sou eu que valorizo pequenas coisas.

    ResponderEliminar
  2. O jornal de ontem é como o amor da mulher rejeitada: se é importante, se tem conteudo, permanece.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.